Noções Introdutórias ao Sarampo
Postado em: 12 de Agosto de 2018 por Rotaract Club de Foz do Iguaçu-Terra das Águas
Sarampo significa “lesões bolhosas” e deriva do grego. O sarampo é uma doença causada por um vírus chamado Morbillivirus, é altamente infecciosa e transmitida por gotículas de saliva.
O sarampo hoje é um terrível problema, pois é uma das principais causas de mortalidade infantil em países subdesenvolvidos, por conta das complicações que podem levar, em alguns casos, a morte. No Brasil, a mortalidade não é alta, chega a 0,5%, justamente pelo empenho que o Ministério da Saúde para erradicação da mesma, mas surtos da doença tem ocorrido desde 2010.
O Paraná não apresenta surtos, mas em Foz do Iguaçu, em 2013, a Vigilância Epidemiológica Municipal foi informada de uma sorologia positiva para sarampo realizada em um Laboratório Particular, tratava-se de uma criança de 7 meses que esteve no Rio Grande do Sul em dezembro de 2013 e apresentou sintomas 7 dias após retorno da viagem. Diante deste caso o município reforçou o alerta e solicitou atenção reforçada.
A doença apresenta risco e possui um período curto de incubação e não é possível se dizer onde tal indivíduo se infectou com ela por conta disso. Seus principais sintomas são:
- Pequenas erupções na pele;
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
Não existe um tratamento exato para o sarampo, a melhor alternativa é a vacinação com a Tríplice Viral, que deve ser administrada em crianças a partir de 1 ano de idade.
O Brasil passa por surtos de sarampo no ano de 2018, por isso é de suma importância que todos se conscientizem e façam sua parte. Vamos todos juntos lutar contra o sarampo.
Fonte: Informe Técnico – Alerta Sarampo, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE FOZ DO IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE, 2015.






