Aikidoract

Postado em: 20 de Junho de 2024 por Interact Club de Matelândia

Cronograma:


Diante da ideia inicial do ano de 2023, em reunião, o pai de uma interactiana se dispôs a dar aulas a cada 15 (quinze) dias às terças no batalhão da Polícia Militar de Matelândia, das 19:00h até às 20:30h. As aulas contam com os 5 (cinco) associados do clube e os 2 (dois) conselheiros, além do instrutor.

 Planejamento:

 

A ideia surgiu em uma reunião do Interact, quando o presidente de 2023, perguntou para uma interactiana se o pai dela poderia dar aulas de Aikido inicialmente como um projeto de internos. A ideia se expandiu, e no ano seguinte se tornou um projeto focado no empoderamento feminino e defesa pessoal. A primeira e única aula de 2023 foi realizada dentro da Casa da Amizade da cidade, e em 2024 as aulas foram transferidas para o batalhão da Polícia Militar de Matelândia com a autorização e apoio do Capitão responsável pela equipe policial e seu espaço. O projeto não teve total algum de gastos, e se deve a todo o apoio da polícia e do esforço do clube.

 Execução:

Após todos os associados chegarem, o instrutor reúne todos em um círculo dentro do tatame para o alongamento inicial. Depois de sua conclusão, todos juram “treinamento e respeito” e começam a aula, com o professor primeiro demonstrando e explicando a técnica antes de passar a vez para os alunos presentes. Os movimentos ensinados são completamente focados na defesa pessoal feminina, onde as associadas são sempre as que iniciam aplicando as técnicas nos meninos do clube. Todos os membros do Interact participam e aprendem os diferentes movimentos, também com a presença da conselheira do clube no tatame.

 Conclusão:

Assim que as uma hora e meia se passam, o instrutor reúne todos novamente em um círculo para o alongamento final, assim, após fazerem o juramento de novo concluindo a aula. O ensinamento é constante, já que projeto ainda está em execução por conta da complexidade da arte marcial, pois o Aikido exige habilidades tanto motoras quanto cognitivas para a realização dos movimentos.

 

 Resultados Gerais:

O projeto ganhou reconhecimento distrital, ganhando o prêmio destaque na Área Um no ano passado, somente por desenvolver uma aula experimental aos interactianos. Os posts de 2023 ao todo receberam a quantia de 85 curtidas, enquanto os de 2024 inclusos no projeto Alerta Vermelho possuem 41. Ao todo, todas as publicações têm 126 curtidas. Os números demonstram que a população jovem de nossa comunidade demonstraram interesse, valorizando o esforço pessoal de todos os envolvidos.

 

 Importância:

 

O projeto demonstra que mulheres são capazes de se defender diante de situações de risco à integridade física independente de sua diferença anatômica, as empoderando e fortalecendo. Assim, até modificando sua postura nos lugares onde frequentam. Além dos ensinamentos e disciplina que a arte marcial e sua cultura trazem aos participantes do projeto.

 Impactos:

Atualmente, são perceptíveis impactos no companheirismo entre os membros do clube, com os familiares, e de modo geral à comunidade, também deixando impactos positivos tanto físicos quanto mentais aos alunos, ajudando na sua coordenação motora, e despertando um senso de segurança em locais públicos.

Fotos

Localizar site dos clubes